quinta-feira, 31 de julho de 2014

Karate-dô?

O Karate-dô é um caminho espiritual japonês que se desenvolveu a partir da arte marcial original de Okinawa sob influência do Wu Shu (Kung Fu) chinês e dos antigos estilos japoneses, incorporando aspectos do Bushidô, o Caminho do Guerreiro.

O repertório técnico do Karate-dô é principalmente desarmado e baseado em uma imensa variedade de golpes: bloqueios ofensivos, socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, pisões, golpes de mão aberta, golpes com as pontas dos dedos e cabeçadas. No entanto, alguns estilos, como o Shorin-Ryu, praticam também projeções e luxações.


Originalmente os camponeses de Okinawa usavam todos os recursos possíveis para se defenderem, incluindo armas de fabricação caseira, porque estavam proibidos de ter espadas. As técnicas com armas como o bastão, o nunchaku e a tonfa foram compiladas no que posteriormente se chamou Kobudô, que também é praticado no estilo Shorin-Ryu.

Existem muitos estilos de Karatê, mas quase todos procuram seguir um modelo pedagógico em comum. Nesse ambiente de respeito, distingue-se o mero praticante de exercícios físicos daquele estudioso da arte marcial, o karateka, que busca desenvolver o auto-conhecimento através do cultivo da disciplina, filosofia, ética e estética.

O karateca que alcança a faixa preta de Shorin-Ryu é chamado de professor. Quando obtém o terceiro dan é chamado de sensei. O local de aprendizado e desenvolvimento é chamado de dojô (lugar do Caminho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário